VerboMed - Pós-Graduação em MEDICINA DO TRABALHO

Pós-Graduação em

MEDICINA DO TRABALHO

Fruto do processo de humanização do trabalho, a Medicina do Trabalho figura como uma vertente do Direito do Trabalho buscando garantir a saúde e integridade física e psicológica dos trabalhadores, seja prevenindo acidentes e doenças ocupacionais, como assumindo um compromisso com a qualidade de vida e a manutenção da saúde dos colaboradores. A importância do trabalho e das condições de trabalho no processo de adoecimento ganhou destaque no novo código de ética médica, reforçando a responsabilidade do médico, independentemente de sua área de atuação, na busca por reconhecer, além da determinação biológica, também a influência do meio ambiente e do ambiente de trabalho nos processos de saúde e doença.

Assim, o curso de Pós-Graduação lato sensu em Medicina do Trabalho da Faculdade Verbo Educacional, devidamente reconhecido pelo MEC, conforme a Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007, foi idealizado visando propiciar aos participantes um conhecimento aprofundado da medicina do trabalho, desenvolvendo a capacidade técnica dos profissionais, para uma possível interferência no processo saúde e doença, e até mesmo no processo de cura e/ou reabilitação do paciente.

O curso tem como objetivo oferecer ao profissional médico conhecimentos que possibilitem-no agir na prevenção de doenças, onde o trabalhador em um determinado setor possa vir a desenvolver, assim podendo ajudá-lo a se conscientizar de suas atividades e os riscos que elas podem trazer para sua saúde. Além disso, ao concluir o curso pós-graduação lato sensu em Medicina do Trabalho da Faculdade Verbo Educacional, o profissional estará qualificado e apto para atuar na área e desenvolver suas atividades na rede privada ou pública de serviços de saúde, dentre outras possibilidades.

A Faculdade Verbo Educacional conta com professores e preceptores especialistas, mestres e doutores, com reconhecida capacidade técnico-profissional e experiência em áreas específicas do curso.

Graduados em medicina com CRM ativo, que atuam ou desejam atuar na área da Medicina do Trabalho

- Imediato ou 2ª quinzena de Março 2019

- Carga Horária Mínima de 432 horas/aula

- Encontros mensais aos sábados e domingos, das 8h30min às 19h30min

- Duração de 18 meses

  • Introdução à Medicina do Trabalho
  • Segurança do Trabalho
  • Higiene do Trabalho
  • Bioestatísticas Ergonomia e Fisiologia do Trabalho
  • Avaliação e Controle de Riscos
  • Patologias Ocupacionais
  • Psicologia Educacional
  • Toxicologia Ocupacional
  • Políticas de Saúde do Trabalhador
  • Legislação do Trabalho
  • Perícias do Trabalho
  • PCMSO/PPRA
  • Ética Médica em Saúde do Trabalhador
  • Metodologia da Pesquisa Científica e Docência no Ensino Superior

Mais Informações

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato









"A Medicina do Trabalho apresenta um dos maiores desafios da atualidade para os médicos que a exercem. A adequação do atendimento à legislação para os parâmetros que o e-Social nos apresentará a partir de 2019 será evento singular na história de nossa especialidade no Brasil. Desde sempre, a Medicina do Trabalho exigiu alta capacidade de seus praticantes em integrar boa prática médica, habilidade de relacionamento com os diferentes atores do "mundo do trabalho" e assertiva interpretação do normativo jurídico aplicado a nossa especialidade. Dessa forma, o ano de 2019 será de grandes desafios para os colegas que militam nessa nobre e desafiadora especialidade, mas principalmente aos que nela começam a ingressar!"


Prof. Esp.
Fábio Caldana
CRM: 30855

Especialista em Medicina do Trabalho