VerboMed - Pós-Graduação em MEDICINA DO ESPORTE

Pós-Graduação em

MEDICINA DO ESPORTE

Especialidade médica que estuda como o exercício físico influencia na saúde das pessoas sadias ou doentes, sejam elas esportistas ou não. A Medicina do Esporte busca prevenir, tratar, reabilitar e melhorar o desempenho e a qualidade de vida das pessoas. Inicialmente tinha como objetivo principal o tratamento e desenvolvimento dos atletas. Porém após muitos estudos foi mostrado que o esporte e a atividade física podem levar à cura de diversas doenças, ou ao menos diminuir o uso de medicamentos e seus efeitos colaterais.

Assim, o curso de Pós-Graduação lato sensu em Medicina do Esporte da Faculdade Verbo Educacional, devidamente reconhecido pelo MEC, conforme a Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007, foi idealizado visando propiciar conhecimento aprofundado da Ciência do Esporte aos participantes, capacitando-os tanto para a avaliação e acompanhamento de atletas, como para a melhora da qualidade de vida do paciente.

O curso tem como objetivo oferecer aos médicos conhecimentos que os possibilitem a atuar na área do esporte em suas diversas manifestações, avaliando e acompanhando os atletas amadores e profissionais, podendo trabalhar em conjunto com vários profissionais da área da saúde como fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros. Assim melhorando a qualidade de vida do paciente cada vez mais.
Além disso, ao concluir o curso de pós-graduação lato sensu em Medicina do Esporte da faculdade verbo educacional, o profissional estará qualificado e apto para atuar na área, empreender na sua própria clínica ou consultório, desenvolver pesquisas institucionais na área da Medicina do Esporte, lecionar em instituições de ensino superior, dentre outras possibilidades.
A Faculdade Verbo Educacional conta com professores e preceptores especialistas, mestres e doutores, com reconhecida capacidade técnico-profissional e experiência em áreas específicas do curso.

Graduados em medicina com CRM ativo, que atuam ou desejam atuar na Medicina do Esporte.

- Imediato ou 2ª quinzena de Fevereiro 2019

- Carga Horária Mínima de 432 horas/aula

- Encontros mensais aos sábados e domingos, das 8h30min às 19h30min

- Duração de 18 meses

  • Teoria Geral da Medicina do Esporte
  • Fisiologia do Exercício
  • Treinamento Esportivo
  • Nutrição Esportiva
  • Traumatologia e Ortopedia Esportiva
  • Cardiologia Esportiva
  • Reabilitação de Lesões e Doenças Musculoesqueléticas
  • Ergoespirometria
  • Cineantropometria
  • Metodologia da Pesquisa Científica e Docência no Ensino Superior

Mais Informações

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato









"Cada vez mais estamos buscando a excelência para nossos atletas e/ou desportistas, a busca pela performance se dá tanto no âmbito do desporto quanto no alto rendimento. É neste foco que a disciplina - Fisiologia do Exercício - se encaixa, oferecendo ferramentas que poderão nortear importantes tomadas de decisões nas condutas de melhoria da performance, mas sempre com a preocupação na Ciência do Esporte e na Fisiologia do Exercício.
(...)
Ainda teremos discussões teóricas com foco na prática profissional, estratégias de hidratação, as respostas que o organismo oferece em situações de restrição calórica, como o corpo responde a adaptação ao limiar de lactato, baixa oferta de oxigênio, ou ainda o papel da longevidade funcional e do envelhecimento saudável nas cascatas adaptativas das vias de geração de energia. Tudo isso pautado em uma importante discussão sobre o papel hormonal nessas respostas, (...) não esquecendo dos hormônios e sua sinalizações tanto no tecido muscular como a irisina quanto do tecido adiposo quando se fala em adipocinas; tanto em um organismo saudável quanto em um organismo com algum desequilíbrio fisiológico. Bom curso!"


Prof. Me. Dr.
Rafael Longhi Sampaio

Mestre em Ciências Médicas